Muito consumida por aqueles que fazem academia ou praticam atividades físicas, a batata doce é uma grande fonte de energia para o organismo. A fama da batata doce se tornou tão grande que muitas pessoas começaram a questionar se o alimento engorda ou emagrece.

E aí, será que a batata doce é uma vilã ou mocinha? Nas próximas linhas você poderá saber mais detalhes sobre o assunto. Vamos lá?

Foto: Louis Hansel/Unsplash

Afinal, batata doce engorda ou emagrece?

A verdade é que o processo de engordar ou emagrecer não depende exclusivamente da batata doce, mas sim da rotina alimentar e atividades físicas feitas diariamente pela pessoa. Em outras palavras, a batata doce pode sim emagrecer quando conciliada com uma dieta de balanço energético negativo. Assim como o alimento também pode engordar ou colaborar para o ganho de massa muscular quando mais calorias são ingeridas.

Assim como todo alimento, o consumo da batata doce deve ser moderado, considerando os objetivos e necessidades de cada pessoa. Por isso, o auxílio de um nutricionista, para que um plano alimentar eficiente seja traçado e os resultados esperados alcançados.

Como a batata doce pode colaborar para o ganho de massa muscular

A batata doce melhora o desempenho nos treinos, pois é uma fonte rica em carboidratos. Portanto, o alimento torna os resultados de ganho de massa muscular muito mais significativos. Contudo, é importante se ter em mente que esse processo não depende apenas dos exercícios, mas também da ingestão correta de proteínas e carboidratos.

De maneira geral, deve-se consumir de 3 a 6 refeições diárias de alimentos com carboidratos e proteínas. Esses nutrientes devem ser consumidos na proporção 4:1, ou seja, os carboidratos devem ser ingeridos 4 vezes mais que a quantidade de proteínas.

Para que você entenda melhor, se na refeição for ingerida 200 gramas de batata doce, ou seja, 40 gramas de carboidratos, a ingestão de proteínas deverá se resumir a 10 gramas.

Como a batata doce pode emagrecer?

A batata doce é rica em fibras, por isso ela oferece maior saciedade e auxilia no emagrecimento. Para fazer acontecer, o alimento deve ser consumido com casca, pois é nela que a maior quantidade de fibra se concentra.

Outra dica é complementar a batata doce incluindo outros alimentos ricos em fibras na alimentação, pois isso irá aumentar o volume da refeição e diminuir a ingestão de calorias. Em relação a quantidade a ser ingerida, não podemos afirmar com propriedade. O consumo deve ser considerado de acordo com o nível de atividade física, peso e altura de cada pessoa.

Enfim, a batata doce é um alimento que apresenta inúmeros benefícios para a saúde e imunidade, pois é rica em vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio. Incluir o alimento na alimentação é algo que fará toda a diferença tanto para alcançar o ganho de massa muscular quanto para emagrecer.

Como citamos anteriormente, antes de qualquer passo, o plano alimentar correto para você deve ser feito. Por isso, a ajuda de um nutricionista é essencial. Apenas assim seu objetivo poderá ser alcançado e você poderá ver bons resultados pela mudança na alimentação.

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