A rotina de skincare sul coreana tem feito a cabeça das blogueiras ocidentais nos últimos meses. O diferencial dessa rotina de cuidados com a pele é que ela tem cerca de dez passos diários seguidos religiosamente uma vez pela manhã e antes de dormir à noite. O resultado é uma pele impecável, sem poros aparentes, viçosa e com aparência jovial.

Photo by Joeyy Lee on Unsplash

Mas quais são esses passos da chamada K-Beauty? Listamos abaixo os dez passos da skincare coreana para você adaptar ao seu dia a dia.

1. Demaquilante à base de óleo 

A ideia do uso de demaquilante à base de óleo é retirar não apenas a maquiagem do rosto, mas também as impurezas acumuladas no rosto durante o dia, como poluição e oleosidade.

2. Espuma de limpeza 

As sujidades que o óleo demaquilante não foi capaz de retirar a espuma da limpeza retira nessa etapa da skincare coreana.

3. Esfoliante  

Esse passo deve ser seguido de uma a três vezes por semana, a depender da necessidade da pele. Fatores como a estação do ano e o clima da região que você mora também influenciam nessa necessidade.

Esfoliar a pele ajuda a retirar células mortas do rosto, o que auxilia no controle da acne e no rejuvenescimento da pele.

4. Tônico facial 

Terminada a etapa de limpeza da pele (três itens acima), é necessário reequilibrar o pH da pele. Esse passo é essencial para o bom andamento das etapas seguintes, uma vez que prepara a pele para receber os demais produtos.

5. Essência 

Esse passo da K-Beauty tem a função de hidratar a pele potencializando a absorção dos produtos seguintes e também proteger do envelhecimento.

6. Sérum hidratante 

Séruns são hidratantes poderosos. Há diversas opções, inclusive para pele oleosa é o tipo de hidratante mais adequado. Séruns atuam também no tratamento de rugas e linhas finas da pele.

7. Máscara facial 

Pode e deve ser feita várias vezes por semana. Preferencialmente máscaras do tipo folha. Esse passo demora alguns minutos para ser feito.

8. Creme para área dos olhos 

Os olhos exigem um tipo específico de creme, pois, a pele dessa área é mais fina e mais sensível. Você pode investir em um creme clareador de olheiras, por exemplo, se for a necessidade da sua pele. Ou se possui linhas finas na região, pode procurar cremes que possuam ativos para amenizar o problema.

9. Hidratante 

Quando se trata da pele, principalmente do rosto, hidratação é a palavra-chave. O hidratante pode ser em creme ou em gel. Mas é importante não pular essa etapa em hipótese alguma.

10. Protetor solar 

Não só na skincare coreana, mas em todas as rotinas skincare, esse é um dos itens mais importantes. Na K-Beauty ele é quase o protagonista, pois, protege a pele dos raios solares responsáveis por manchas e envelhecimento precoce. Na rotina de skincare coreana diurna, invista em um bom protetor solar.

Com a constância da K-Beauty, a pele tende a ter uma melhora gradual. Skincare é um investimento de autocuidado a longo prazo. Aliada a uma boa alimentação e ingestão de água, a pele fica preparada para receber a maquiagem ou simplesmente a maquiagem deixa de ser necessária, tamanha saúde da sua pele.

Tags: | |

Quer ficar bem informado?

Inscreva seu e-mail no Meu Grande ABC para receber atualizações com as últimas notícias da nossa região, do Brasil e do mundo, além de conteúdos sobre tecnologia, finanças, saúde, entretenimento e muito mais.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sarah Ayume
Sarah Ayume

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É redatora freelancer e também escreve para o portal Meu Grande ABC.