As Eleições 2020 estão chegando e o que mais se fala por toda a cidade é quem será o novo prefeito de São Bernardo. Podemos adiantar que, entre todos os candidatos, o atual prefeito Orlando Morando (PSDB) está liderando a disputa.

Em pesquisa divulgada pelo instituto RealTime Big Data na última quarta-feira (7), foi possível ter uma boa avaliação sobre como serão as Eleições 2020 que acontecerá no dia 15 de novembro. Confira abaixo a estimativa levantada pela pesquisa.

Foto: Wikimedia Commons

Porcentagem estimada de votos

Segundo a pesquisa, 40% dos votantes de São Bernardo tem a intenção de votar em Morando. Logo em segundo lugar encontramos Luiz Marinho (PT) com 11% da intenção dos votos. Essa porcentagem representa cerca de 60% dos votos válidos, ou seja, uma quantidade suficiente para a eleição ser decidida ainda em primeiro turno.

Em relação aos outros candidatos, Rafael Demarchi aparece com 4%, enquanto Dr. Leandro Altrão e Lourdes da Chapa Coletiva aparecem com 2%. Por fim, temos o Claudio Donizete que aparece com 1% da intenção dos votos. Porém, seguindo a margem de erro de 4% para mais ou para menos, pode-se considerar que estes três últimos estão tecnicamente empatados nas eleições 2020.

Ainda podemos destacar que 23% dos entrevistados afirmaram votar em branco ou nulo e 17% ainda não sabem em quem irão votar.

Porcentagem na pesquisa espontânea para as Eleições 2020

Na pesquisa espontânea, onde nenhum nome é apresentado, Orlando Morando aparece na frente com 26% das intenções de voto. Logo depois, aparece Luiz Marinho com 4% das intenções. Os outros contaram com apenas 1%, enquanto 25% afirmou votar em branco ou nulo e 44% ainda não sabem ou não responderam.

Taxa de rejeição das Eleições 2020

Com a maior taxa de rejeição para as Eleições 2020, aparece com 35% o candidato Luiz Marinho. Em segundo lugar, o atual prefeito Orlando Morando aparece com 15% e em terceiro o candidato Dr. Leandro Altrão com 3%.

Em empate com 2% de taxa de rejeição estão o Claudio Donizete, Lourdes da Chapa Coletiva e Rafael Demarchi. 14% dos entrevistados afirmaram que rejeitam todos os candidatos e 15% não rejeitam nenhum. Ainda foram computados 12% que não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação sobre o atual prefeito, governador e presidente

A pesquisa ainda avaliou como está a aprovação do atual prefeito e também candidato a reeleição Orlando Morando. Além disso, porcentagens sobre a aprovação do mandato do Governador João Dória e do Presidente Jair Bolsonaro também foram levantadas.

Ao todo 66% dos entrevistados aprovam o atual prefeito, enquanto 25% desaprovam. 9% não responderam ou não souberam. Ainda sobre a administração do prefeito, 45% avaliaram como bom ou ótimo, 37% como regular e 16% como péssimo. Ainda 2% dos entrevistados não souberam responder.

Em relação a satisfação do Governador, 42% aprovam a administração e 47% desaprovam. 11% não responderam ou não souberam. Jair Bolsonaro teve 34% de aprovação sobre seu mandato e 55% de desaprovação. 11% não responderam ou não souberam.

Ao todo foram 4 dias de avaliações para as eleições 2020 (de 30 de setembro a 3 de outubro) onde 800 pessoas foram entrevistadas. O nível de confiabilidade de tal pesquisa é de 95% e a sua margem de erro pode ser de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Todo o processo foi registrado junto ao TRE/SP.

Com informações do Jornal ABC Repórter

Tags: | |

Quer ficar bem informado?

Inscreva seu e-mail no Meu Grande ABC para receber atualizações com as últimas notícias da nossa região, do Brasil e do mundo, além de conteúdos sobre tecnologia, finanças, saúde, entretenimento e muito mais.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Redação
Redação

Encontre no Meu Grande ABC notícias publicadas nos principais veículos de comunicação da região e do país, selecionadas pelos nossos editores, além de conteúdo sobre tecnologia, saúde, bem-estar, entretenimento e muito mais.