No dia 28 de setembro, os trabalhadores da Toyota aprovaram um acordo entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. No acordo foi apontado diversas mudanças relacionadas a sede administrativa que, atualmente, está localizada na Grande São Paulo. A fabricante de veículos, localizada em São Bernardo do Campo (SP) está em transição para a cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.

Segundo o sindicato, a mudança no qual foi anunciada no fim do mês passado, previa a transferência de 600 trabalhadores das áreas administrativas da unidade do ABC Paulista para o interior do estado. Além disso, outros 300 trabalhadores estavam com sua demissão prevista, não apenas da fábrica de São Bernardo. O sindicato que representa a classe dos trabalhadores, ainda afirmou que serão transferidos 490 empregados, enquanto outros 120 serão desligados.

Foto: Diogo Moreira/A2 Fotografia/Flickr

O acordo feito ainda prevê a abertura de um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Este acordo será válido para todos os funcionários da área administrativa que não verem viabilidade em tal mudança. Aqueles que aderirem ao plano, receberão o equivalente a 12 meses de salário e não sofrerão qualquer prejuízo pela demissão. Além disso, eles terão direito ao plano de saúde fornecido pela empresa por um ano. Ainda foram divulgadas informações sobre os demais funcionários que serão transferidos ou aposentados. Estes, que estão atualmente atuando na produção, também poderão aderir ao programa.

Além da abertura do PDV, a Toyota ainda irá pagar dois salários no mês da transferência do funcionário visando arcar com os custos adicionais. Além disso, será calculado 2,4 salários adicionais para quem optar por mudar o domicílio para a cidade de Sorocaba. Para aqueles que optarem por não se mudar da região da Grande São Paulo poderão contar com algumas acessibilidades. A Toyota afirmou que vai oferecer transporte fretado de São Bernardo a Sorocaba pelo período de dois anos, auxiliando em todo o processo de adaptação.

Ruim para alguns, bom para outros. A iniciativa dividiu opiniões e muitos dos funcionários ainda não tomaram sua decisão sobre a transferência.

Motivos da mudança

A mudança da sede para Sorocaba foi anunciada pela Toyota no último dia 21 e vai acontecer de forma gradual. A previsão é que os primeiros passos sejam dados a partir de janeiro de 2021 e se estenderá até o meio do próximo ano.

De acordo com a Toyota, a transferência irá acontecer para que a sede fique mais próxima de suas maiores unidades de produção presentes em nosso país. Estas ficam localizadas, além de Sorocaba, em Porto Feliz e Indaiatuba (SP). A intenção é beneficiar ainda mais a empresa e conectar os setores para maiores produções.

A unidade de Sorocaba existe desde 2012 e tem grande importância para a empresa. Atualmente a mesma é responsável por produzir os modelos Etios e Yaris. A partir do ano que vem, a previsão é que a unidade também passe a fabricar o novo Corolla Cross, primeiro SUV nacional da empresa.

Já a unidade da Toyota localizada em São Bernardo, presente na cidade desde 1962 e conhecida como a primeira da empresa fora do Japão, atualmente conta apenas com a fabricação de peças.

Com informações do Auto Esporte

Tags: | | | |

Quer ficar bem informado?

Inscreva seu e-mail no Meu Grande ABC para receber atualizações com as últimas notícias da nossa região, do Brasil e do mundo, além de conteúdos sobre tecnologia, finanças, saúde, entretenimento e muito mais.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Redação
Redação

Encontre no Meu Grande ABC notícias publicadas nos principais veículos de comunicação da região e do país, selecionadas pelos nossos editores, além de conteúdo sobre tecnologia, saúde, bem-estar, entretenimento e muito mais.