Ao menos 58 imóveis localizados no Bairro Jordanópolis, em São Bernardo do Campo, tiveram rachaduras nas paredes e desnivelamento do solo, devido a obras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
De acordo com a prefeitura, foram vistoriados 46 imóveis pela Defesa Civil municipal e sete deles foram interditados preventivamente devido ao risco de desabamento.

“Interditaram minha casa, mas eu não tenho para onde ir”, disse a desempregada Maria Rita Pereira de Camargo. “Outro dia estava no meu quarto e ouvi barulho do concreto caindo do reboque da parede. Está piorando a cada dia”.
Nestas obras, realizadas entre outubro de 2019 e começo deste ano por um consórcio, foram construídos coletores para evitar enchentes num córrego que passa pela região. Os serviços deveriam ser realizados numa área desabitada, mas foram feitos num local com casas e condomínios.

O consórcio já indenizou quatro proprietários que tiveram seus imóveis danificados e outros 31 processos de indenização estão em andamento. Além disso, existem divergências entre os valores que a empresa quer pagar e os orçamentos apresentados pelos proprietários.
Para se ter uma ideia, numa casa, o orçamento para arrumar o imóvel foi de R$ 130 mil, mas a empresa quis dar R$ 18 mil. A seguradora do consórcio responsável pelas obras está analisando os orçamentos, documentações dos imóveis e dos proprietários, e de acordo com previsão da Sabesp, até o fim de dezembro serão atendidos os processos pendentes e que forem aprovados.
Com informações do G1 e TV Globo
Quer ficar bem informado?
Inscreva seu e-mail no Meu Grande ABC para receber atualizações com as últimas notícias da nossa região, do Brasil e do mundo, além de conteúdos sobre tecnologia, finanças, saúde, entretenimento e muito mais.