Gisele Lopes,
Subsecom/PMSCS

Com pouco mais de 20 dias do início da campanha de vacinação, São Caetano desponta como a cidade que, proporcionalmente, mais vacina no Estado de São Paulo. Os dados foram apresentados na última sexta-feira (12/2) pelo governador João Doria, em ranking que mostra as cidades mais avançadas na vacinação contra o coronavírus.

Foto: Letícia Teixeira

Até quinta-feira (11/2), o município já havia aplicado 13.336 doses, o que corresponde a 8,2% da população, entre profissionais de Saúde, idosos acima de 85 anos, pessoas acamadas, asilados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), além de coveiros e funcionários de funerárias e cemitérios. Estratégia que eleva São Caetano ao topo entre as 645 cidades de São Paulo – é o único município da Região Metropolitana entre os dez que mais vacinaram.

“No início de janeiro já estávamos com o nosso plano estratégico de cobertura vacinal contra a Covid-19 todo organizado. Disponibilizamos uma plataforma para agendamento de horários, datas e locais, o que facilitou a organização e evita aglomeração de pessoas”, explica a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

A organização permite que a cada carga de vacinas recebida, a cidade inicie imediatamente a imunização dos grupos. As pessoas podem optar em receber a dose no sistema drive thru ou nas unidades de saúde. “Finalizaremos essa semana a imunização das pessoas com 85 anos ou mais, e seguimos aplicando a segunda dose da CoronaVac aos profissionais linha de frente dos hospitais públicos e privados. Aos poucos, vamos ampliando nosso atendimento com a intenção de vacinar toda população acima de 18 anos, assim que os laboratórios liberarem a compra de vacinas”, antecipa Regina.

Ranking

O painel é uma ação integrada da secretaria de Estado da Saúde aos dados fornecidos pelas prefeituras à plataforma Vacivida, criada pelo governo de São Paulo para monitorar a imunização em tempo real. Segundo dados do Vacinômetro a campanha alcançou mais de 1,3 milhão de pessoas, o equivalente a 2,8% dos 44,6 milhões de habitantes do Estado. “Os números mostram que São Caetano tem vacinado em ritmo quase três vezes maior do que a média estadual”, destaca Regina.

O ranking será atualizado semanalmente e, segundo o governo do Estado, a meta é integrar o novo painel ao Vacinômetro nas próximas semanas e permitir consultas específicas por faixas etárias e média de vacinados a cada 100 mil habitantes.

Os dados gerais da vacinação no estado e individualizados por município podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro. O gráfico com o ranking divulgado nesta sexta pode ser obtido aqui.

Tags: | |

Quer ficar bem informado?

Inscreva seu e-mail no Meu Grande ABC para receber atualizações com as últimas notícias da nossa região, do Brasil e do mundo, além de conteúdos sobre tecnologia, finanças, saúde, entretenimento e muito mais.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Redação
Redação

Encontre no Meu Grande ABC notícias publicadas nos principais veículos de comunicação da região e do país, selecionadas pelos nossos editores, além de conteúdo sobre tecnologia, saúde, bem-estar, entretenimento e muito mais.