Se você estiver percebendo quedas constantes na sua conexão com a internet, é imprescindível realizar um teste de velocidade para determinar a qualidade da sua conexão.

Para fins de comparações futuras, salve o resultado do seu teste de velocidade ou compartilhe com outras pessoas nas redes sociais.

Caso a velocidade da sua internet esteja abaixo da contratada, entre em contato com seu provedor de internet e exija uma explicação deles.

Entenda o significado dos termos

  • Download: a velocidade com que você pode obter dados de um servidor na Internet para o seu dispositivo. A maioria das conexões são projetadas para fazer download muito mais rápido do que upload, uma vez que a maioria das atividades on-line, como carregar páginas da web ou streaming de vídeos, consiste em downloads.
  • Upload: a velocidade com que você envia dados de seu dispositivo para a internet. Uma velocidade de upload rápida é útil ao enviar arquivos grandes por e-mail ou ao usar o chat de vídeo para falar com outra pessoa on-line (já que você precisa enviar seu feed de vídeo para essa pessoa).
  • Ping: também chamado de latência, ping é o tempo de reação da sua conexão – a velocidade com que o dispositivo obtém uma resposta depois que você envia uma solicitação. Um ping rápido significa uma conexão mais responsiva, especialmente em aplicativos onde o tempo é tudo (como videogames). O ping é medido em milissegundos (ms).
  • Jitter: também chamado de Packet Delay Variation (PDV), a frequência de jitter é uma medida da variabilidade do ping ao longo do tempo. O jitter geralmente não é perceptível ao ler texto, mas ao fazer streaming e jogos, um jitter alto pode resultar em buffering e outras interrupções.
  • Mbps: megabits por segundo. Um megabit é 1 milhão de bits de informação. Esta é uma medida padrão de velocidade da internet, não deve ser confundida com megabytes (MB), que é uma medida de tamanho e não de largura de banda.
  • Kbps: kilobits por segundo. Um kilobit é 1.000 bits de informação. Essa medida mais antiga de velocidade da internet é usada apenas quando necessária para descrever conexões mais lentas e não deve ser confundida com kilobytes (KB), que é uma medida de tamanho e não de largura de banda.